Crítica, Ética e Referências

Crítica

A palavra crítica tem no imaginário popular uma conotação negativa, sinônimo de falar mal, depreciar, desvalorizar. Sim esses sinônimos fazem parte da palavra. Entretanto crítica tem outro sentido também: uma análise avaliativa de alguma coisa, esse é o caso desse projeto. Não há a intenção de depreciar os veículos aqui citados, entretanto levantar os pontos positivos e negativos em relação à ética jornalística.  

Ética

A palavra ética origina-se do grego “ethos”, que significa modo de ser, costume ou hábito. Da ética surge a deontologia, conjunto de deveres, princípios e normas para um determinado grupo profissional. No caso deste trabalho pensa-se no jornalismo e os impactos da ética na profissão, segundo a versão de 2007 do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros desenvolvido pela Federação Nacional dos Jornalistas.

Referências

A frase popular “Nada se cria, tudo se copia”, não é exatamente um fato. A questão é que todo projeto precisa de fundamentação, como uma escada que se contrai a partir de cada degrau. Por isso aqui constam as referências que ajudam esse projeto a se desenvolver.

Online:

Livros

  • Ética no Jornalismo, Rogério Christofoletti
  • Sobre Ética e Imprensa, Eugênio Bucci
  • Jornalismo, Crítica e Ética, organizado por Francisco José Castilho Karam e Samuel Lima
  • Vitrine e Vidraça, organizado por Rogério Christofoletti

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: